História

19 de setembro de 2011

A atividade tem como objetivo verificar a formação do feudalismo, e como  desenvolveu-se num longo período, que engloba a crise do Império Romano a partir do século III, a formação dos Reinos Bárbaros e a desagregação do Império Carolíngeo no século IX.
Durante a atividade:
 Antes dos alunos começarem a responder as perguntas, o professor podiu para que os alunos desligassem os monitores para explicar de uma maneira mais didática as etapas pelas quais passariam: (Estrutura do Feudo, Organização Social, Segurança, Igreja, Cultivos, Pagamentos e Obrigações);
- O professor usou as atividades do objeto para explicar conceitos, comentários e observações que acho pertinentes.
- O professor pediu para que, quando os alunos terminassem de responder as perguntas, eles não saíssem da tela final de pontuação. Os que conseguirem pontuação poderiam ajudar os que não conseguiram.
Site utilizado para o desenvolvimento da atividade:
 http://www.historiadigital.org/2009/11/game-era-feudal-historia-feudalismo.html
______________________________________________
  
05 de setembro de 2011
PLANEJAMENTO

Habilidades/Competências:
  • Localizar, no espaço o Império Romano no século V;
  • Descrever os processos que levaram ao fim do Império Romano;
Conteúdo: A crise do Império Romano

Atividades a serem desenvolvidas/Metodologia:
·        Iniciar aula apresentando em mapa o Império Romano. Assim, os alunos poderão perceber a dimensão deste império, os paises que estiveram sob o seu controle e sua divisão em dois impérios.

·        Após a apresentação dos mapas, sugerir ao aluno que leiam o texto: A Crise do Império Romano.

·        Em seguida o aluno deverá fazer um relatório digitado sobre os principais motivos da Crise do Império Romano.

Avaliação da Aprendizagem:

Observar o interesse e a participação dos alunos nas pesquisas e nas atividades desenvolvidas.

IMAGENS